Icon menu MENU

Mensagens anteriores

Mensagens do mês
01.12 - 02.12 - 03.12 -
Mensagens diárias do Monsenhor André Sampaio

Tem pessoas que são sempre vítimas! Na verdade, o vitimismo pode ser muito vantajoso. Uma pessoa que é vítima de algo, de uma forma ou de outra, acaba sendo poupada das críticas dos outros e conta com a compaixão e a compreensão de muitas pessoas, independentemente do que fizer. Na verdade, aqueles que questionam as ações de uma suposta vítima podem até mesmo serem vistos como insensíveis ou desalmados.
O vitimismo é, em muitos casos, uma estratégia que traz mais benefícios do que problemas para a pessoa. Esta condição permite criar uma espécie de imunidade que faz parecer que tudo o que a vítima diz é verdade e que tudo o que ela faz é bem-intencionado. Mas em alguns casos esse vitimismo calculado, seja consciente ou inconsciente, esconde uma chantagem.
Certamente essa pessoa não se sente feliz por ter esse tipo de comportamento sem um significado real. De qualquer forma, trata-se de alguém que não chegou a fechar o ciclo de sua experiência traumática. Ele precisa da sua compreensão, mas também da sua sinceridade. A melhor maneira de ajudar alguém assim é dizendo carinhosamente e diretamente o que pensa da sua atitude.

Confraria do Apóstolo Santiago do Rio de Janeiro © 2010-2021. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por: